sábado, 5 de dezembro de 2009

Educação do Campo é para o povo fazer!!!

Solidarizamos com os companheiros de luta !

Educação do Campo é direito e não esmola!!!
(Gilvan Santos)

Implantando a Lei 11.947/09 da Merenda Escolar

Será realizada uma nova etapa de cadastro dos pequenos produtores rurais do município de Campos dos Goytacazes para a implementação da Lei 11.947/09 da merenda escolar. O cadastro será realizado em conjunto com a EMATER, a Secretaria de Agricultura e Pesca e a Secretaria de Educação de Campos, no pólo de inclusão digital da praça São Salvador no centro de Campos entre os dias 14 à 18 de dezembro das 8h às 14h.
Coordenação de Educação do Campo

I Seminário de Pesquisa em Educação do Campo

O seminário realizado na Faculdade de Educação da Universidade Federal de Santa Catarina contribui para a ampliação, debate e discussão dos temas relacionados a Educação do Campo no Brasil. Os Estados e municípios tem trabalhado incessantemente para a implantação da Política Pública da Educação do Campo, numa luta permanente na construção de outro modelo societário contra-hegemônico; libertando da alienação do modo de produção capitalista que exclui os sujeitos e os transforma em objetos reprodutivistas.
O próximo encontro de pesquisadores em Educação do Campo será realizado no estado de Alagoas (2010)

domingo, 12 de julho de 2009

Formação de Educadores(as) do Município de Campos


Na útlima terça-feira dia 07 de julho, aconteceu a finalização da primeira etapa de Formação de Educadores(as) do Campo na unidade escolar em Conselheiro Josino. Foram ao todo 37 educadores(as) que participaram ativamente de forma bastante crítica desta primeira etapa. Ao final deste fase tivemos 250 participantes entre educadores(as) e a comunidade escolar divida em 04 núcleos de formação: Dores de Macabú(C3); Morangaba (C1); Santa Maria e Santo Eduardo (A1) e Conselheiro Josino, Morro do Côco e Vila Nova (A2);

domingo, 21 de junho de 2009

Inscrições Abertas - Educação do Campo

Estão abertas as inscrições para a 2ª turma de Educadores(as) do Campo
O curso é oferecido pelo IFF-Campos e a CPT
Carga Horária: 70h
Local: UPEA, Martins Lage - Campos
Inscrições: Sala 10 da SMEC
Endereço: Praça da Bandeira, s/nº - Centro – Cep: 28035-100 – Campos dos Goytacazes – RJ – Brasil
Tel:22) 27333934


sábado, 20 de junho de 2009

Violência X Potencialidade agrícola no Campo


Caderno da SECAD - Educação do Campo

A Secretaria de Educação, Continuada, Alfabetização e Diversidade, disponibiliza no site do MEC as publicações realizadas por esta Secretaria. Segue o link do caderno:

Educação do Campo: diferenças mudando paradigmas
http://portal.mec.gov.br/secad/arquivos/pdf/educacaocampo.pdf

Fórum Mundial de Educação Profissional e Tecnológica

Educação, Desenvolvimento e Inclusão
Centro de Convenções
Ulysses Guimarães - Brasília - DF
De 23 a 27 de Novembro de 2009

Dia 26/11
Debate 12 - Educação profissional do campo

inscrições na página do MEC a partir de 30 de Junho.
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=13567&Itemid=86

domingo, 7 de junho de 2009

Núcleos do município de Campos





Ao lado o mapa dos núcleos em Educação do Campo do município de Campos dos Goytacazes - NECs, onde acontecerão as formações dos Educadores(as), alunos e comunidade escolar das Escolas do Campo.




Coordenação de Educação do Campo

Formação em Educação do Campo



Neste último sábado dia 06, foi formada a primeira turma de Educadores do Campo, que teve como parceria a CPT e o IFF/Campos. O encerramento aconteceu na gleba do trabalhador rural Paulo Poeta, do Assentamento Zumbi dos Palmares. Todos os alunos puderam ouvir e experimentar as atividades agroecológicas desenvolvidas na gleba.

I Seminário de Educação do Campo


O I Seminário de Educação do Campo foi realizado no último dia 28 de maio do corrente ano, no centro de convenções da UENF com a presença do Profº Dr. Antônio Munarim (UFSC) do Profº Ms. José Roberto de Oliveira consultor da SECAD/MEC, a secretária de Educação Maria Auxiladora Freitas, o vice-prefeito Dr. Chicão, a representante do MST Regional Ana Cristina entre outras entidades de ensino e os representantes dos trabalhadores rurais, alunos, professores e educadores em geral, totalizando quase 850 pessoas no evento.